COLABORADORES DA REDE

COLABORADORES DA REDE MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS AFRICANOS - ILEA/UFRGS

DOCENTES DA UFRGS

* Luiz Dario Teixeira Ribeiro (Departamento de História) 
Doutor em História pelo PPG de História da UFRGS. Leciona História Contemporânea e orienta trabalhos relativos ao período colonial e aos processos de descolonização no continente africano. Tem diversas publicações relativas a História da África. Junto com Paulo Gilberto Fagundes Visentini e Analúcia Pereira, é co-autor do livro Breve História da África (Porto Alegre: Século XXI, 2008).

* Margarete Schlatter (Departamento de Línguas Modernas)
Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Leciona no Instituto de Letras, atuando no estágio de docência em inglês como língua adicional e na Coordenação do Programa de Português para Estrangeiros. Coordenou a Comissão Técnica do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Orienta alunos de mestrado e doutorado e lidera o Grupo de Pesquisa Português/Língua Adicional, especializado em prática de ensino (presencial e a distância), avaliação de proficiência e materiais didáticos para a aprendizagem de línguas adicionais.

* Pedro de Moraes Garcez (Departamento de Linguística de Filologia)
Doutor em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Pennsylvania (1996). Atua nas áreas de especialidade em Linguística Aplicada e Sociolinguística, e na formação inicial e continuada de educadores da linguagem do Brasil e de países da América Latina e da África.

* José Carlos dos Anjos (PPG de Sociologia e Desenvolvimento Rural) 
Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Pós-doutor pela  École Normale Superieure de Paris (2007). É Coordenador do Curso de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Trabalha com Sociologia de elites e Relações Interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação político-cultural no mundo rural, etnodesenvolvimento, identidades étnica e nacional, intelectuais, desigualdade racial.


PESQUISADORES NACIONAIS:
* Acácio Sidinei Almeida Santos (Antropologia – PUC-SP)
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo  (2004) e Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública/USP (2006-2007). É Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas (www.casadasafricas.org.br); membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; membro do grupo de antropologia da comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire). Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste). 

* Alberto da Costa e Silva (Academia Brasileira de Letras) 
Doutor honoris causa pela Universidade Obafemi Awolowo (Ifê, Nigéria). Como diplomata, viveu durante anos na África, onde conheceu mais de 15 países e  atuou como Embaixador na Nigéria. Serviu também na República do Benim. É poeta, memorialista, ensaísta e historiador, sendo membro da Academia Brasileira de Letras. É autor, entre outros, dos seguintes livros: A enxada e a lança: a África antes dos portugueses (RJ: Nova Fronteira); A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700 (RJ: Nova Fronteira); Um Rio chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África (RJ: Nova Fronteira); Imagens da África (SP: Penguin & Companhia das Letras). 

* Amarino Oliveira de Queiroz (Letras – UFRN)
Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, com tese sobre as Literaturas Africanas de Línguas Espanhola e Portuguesa. Tem experiência nas áreas de Literaturas e Culturas Africanas, Literaturas e Culturas Hispânicas, Literatura e Cultura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa e Língua Espanhola. Na UFRN é membro da base de pesquisa Literatura e Sociedade (Regionalismos Literários). É também colaborador do grupo de pesquisa Literatura e Cultura Afro-brasileira e Africana de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado à linha Literaturas Africanas e da Diáspora

* Anderson Ribeiro Oliva (História - UnB) 
Doutor em História Social pela Universidade de Brasília. Áreas de atuação: História da África, Estudos Pós-Coloniais, Teoria e Metodologia do Ensino de História. Grande parte de sua produção intelectual está voltada para as temáticas relacionadas às identidades, ideias e representações elaboradas sobre os africanos no contexto pós-colonial e ao Ensino de História da África. 

* Anselmo Peres Alós (Letras – UFSM)
Doutor em Letras  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Foi Professor-Leitor junto ao Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), e Professor-Colaborador do Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) e do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM), em Maputo, de janeiro de 2009 a março de 2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura comparada, pós-colonialismo, literatura brasileira, literatura portuguesa, literaturas latino-americanas, literaturas africanas de língua portuguesa, entre outros. 

* Cláudia Mortari Malavota (História – UDESC)
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História, diáspora, ensino de história, experiência de africanos e afro-descendentes. Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC, onde coordena os seguintes projetos: “O ensino de História da África no ensino superior de Santa Catarina: questões e perspectivas”; “Homens e mulheres de cor e de qualidade: um estudo acerca das identidades/identificações das populações de origem africana em Desterro/Florianópolis, 1870-1910”, “Experiência das populações de origem africana na Diáspora”.

* Denise Dias Barros - Possui mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na França em 2000-2001 junto ao Laboratoire systèmes de pensée en Afrique noire (École Pratique des Hâutes Études, CNRS), foi pesquisadora residente (fellow) do Institute for Advanced Studies de Nantes (2008, 2009). É docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, membro fundador da rede de pesquisa SSIM - Southern Spaces in Movement e da Casa das Áfricas em São Paulo. Realizou pesquisas sobre o tratamento social e a percepção da loucura, a migração, o turismo, a história das relações entre arte e antropologia e as práticas religiosas (ancestralidade e Islã), tendo como campo a sociedade Dogon, na República do Mali. Desde 2010, a pesquisadora tem realizado estudos sobre mobilidade de pessoas no continente africano, notadamente entre o oeste e o norte da África com estudos de campo no Mali e na Egito e sobre expressões culturais tamacheque e em sua diáspora. Atua no campo da Terapia Ocupacional Social, na Antropologia com ênfase em antropologia das sociedades africanas, interfaces entre artes e história e antropologia visual. 

* Francisca Zuleide Duarte de Souza (Letras – UEPB)
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. É Professora Titular da UEPB e coordena um MINTER em convênio com a UFPB (PROLING) e a FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda). Atua na Área de Letras, com ênfase em literaturas vernáculas e hispano-americanas, desenvolvendo, entre outros temas, pesquisas sobre memória, África, Diáspora e Mulher.

* Hector Guerra Hernandez - Possui Mestrado em Antropologia Cultural, História Contemporânea e Sociologia do Instituto Latino Americano da Universidade Livre de Berlim (2005), e Doutorado em Antropologia Social (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde Agosto de 2012 é Professor de História da África no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e História, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colonialismo, pós-socialismo, ideologia e cultura, migração internacional, conflitos sociais, identidade cultural, memória histórica. Pesquisou durante muitos anos a migração latino-americana e conflito social em contextos europeus (particularmente brasileiros em Alemanha, chilenos em Suécia e Espanha). Atualmente desenvolve sua pesquisa na África Austral, especificamente em Moçambique.

* Janaina Pereira Oliveira (História – IF-RJ)
Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, metodologia da história, historiografia, historiografia e história dos negros e negras no Brasil, historiografia e história da África, cinematografia afro-brasileira, cinematografia africana, educação das relações étnico-raciais e aplicabilidade da lei 10.639/03. Atualmente coordena o Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Culturas Africanas e Afro-brasileiras e o Núcleo de Estudos Afro-brasieliro (NEAB) do IFRJ Campus São Gonçalo.

* Leila Leite Hernandez (História – USP) 
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo (1993). Desde 1998 é docente e pesquisadora de História da África do Departamento de História FFLCH-USP. Trabalha com História da África, principalmente com os seguintes temas: colonialismos, resistências e diálogos, movimentos de independência e nacionalismos. É autora dos livros: Os filhos da terra do sol: formação do estado-nação em Cabo Verde (SP:Selo Negro); A África na sala de aula- visita à história contemporânea (SP:Selo Negro); Memória e História: Administração para o Desenvolvimento (Praia , Cabo Verde:Secretaria do Estado da Administração Pública). 

* Lucilene Reginaldo ( História – UNICAMP)
Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ.  Tem experiência nas áreas de Teoria e Metodologia da História, História da Bahia e História de Angola e Congo, século XVIII. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: irmandades negras no Império português, igreja e missões católicas em Angola e Congo. 

* Mahomed Bamba (Comunicação – UFBA)  
Graduado em Letras pela Université Nationale d’Abidjan (Costa do Marfim); Mestre em Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutor em Cinema e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da universidade Federal da Bahia. Áreas de pesquisa: Teorias da Recepção Cinematográfica; História dos Cinemas Africanos e das Diásporas; Teorias do Cinema Transnacional; Cinema e Identidades plurais; Semiologia e Narratologia do Cinema. Entre outras publicações, é co-coordenador do livro Filmes da África e da Diáspora (Salvador: EDUFBA).

*  Marçal de Menezes Paredes (História – PUCRS) 
Doutor em História pela Universidade de Coimbra (2007).  Atua na graduação e pós-graduação em História na PUCRS. Editor da revista eletrônica  Oficina do Historiador (PPGH-PUCRS). Seus principais temas de pesquisa são: História das idéias e dos intelectuais, nação, nacionalismos e identidades nacionais, relações ibero-americanas, história da África e relações culturais luso-afro-brasileiras. Entre outras obras, coordenou a publicação do livro Portugal, Brasil, África: História, identidades e fronteiras (São Leopoldo: Oikos/CAPES). 

* Marcelo Bittencout Ivair Pinto (História – UFF) 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atua na graduação e no pós-graduação em História da mesma instituição, onde participa do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC). Seus principais temas de pesquisa são: Angola, África Austral,  colonialismo, lutas de libertação, intelectuais e memória. 

* Marcus Rogério Tavares Sampaio Salgado (Letras – UnB; Univ. de Santiago de Compostela)
Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente leciona Teoria da Literatura na Universidade de Brasília (UnB) e é professor Leitor n Universidad de Santiago de Compostela. Tem experiência nas áreas de Letras e de Artes, com ênfase na investigação sobre a construção crítica da modernidade e na pesquisa sobre imaginários culturais.

* Marina de Mello e Souza (História - USP) 
Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Livre-Docente em História da África, época moderna, século XVI - início do XIX (2012). Desde 2001 é professora do Departamento de História da FFLCH-USP. Atualmente dedica-se à história da África centro-ocidental nos séculos XVI-XVIII, com atenção especial aos temas ligados à presença do catolicismo entre os povos centro-africanos e suas articulações com o comércio e com as organizações políticas. Coordenada o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. Tem trabalhos na área de cultura popular e cultura afro-brasileira, especialmente ligados às festas e cultura material. É autora dos livros Reis negros no Brasil escravista: história da festa da coroação de rei congo (Belo Horizonte: UFMG) e África e Brasil africano (SP: Ática).

* Milton Guran (Antropologia – UFF)
Doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Marseille (1996). É pesquisador associado ao LABHOI – Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, e  membro do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo, da UNESCO. É autor do livro Agudás – os brasileiros do Benim (RJ: Ed. Nova Fronteira). 

* Paulino de Jesus Cardoso (História – UDESC)
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é consultor - Casa das Áfricas, membro da Comissão Técnica Nacional para Educação dos Afro-Brasileiros do Ministério da Educação, membro do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR/SEPPIR) e professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Populações de Origem Africana no Brasil , atuando principalmente nos seguintes temas: negros, educação, história, populações de origem africana e multiculturalismo.


* SELMA PANTOJA (História – UnB)
Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutora na Howard University (2001-2002)  e Universidade de Lisboa/Universidade Agostinho Neto (2007-2008). É professora Associada da Universidade de Brasília, onde desde 1995 leciona História da África. Desenvolve trabalhos com as temáticas: sociedades e culturas da época do comércio atlântico de escravos e as relações de gênero; formulação e problemas conceituais entre a História Atlântica e a História da África, com especial ênfase nos estudos da região da África Central Ocidental, Angola. Atualmente tem trabalhado com os temas da relação História e Literatura, as narrativas e as questões pós-coloniais; da cooperação internacional com África e os debates conceituais de desenvolvimento/cooperação e parcerias com os países de língua portuguesa no continente africano.  É autora, entre outros, dos livros Uma antiga civilização africana. História da África central ocidental (Brasília: Ed. UNB, 2011) e organizadora da obra Em torno de Angola: narrativas, identidades e conexões atlânticas (São Paulo: Intermeios, 2014).

* Silvio Marcus de Souza Correa (História - UFSC) 
Doutor em Sociologia pela Westfälische-Wilhelms-Universität Münster (1999). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Atualmente é pesquisador residente junto ao Instituto de Estudos Avançados de Paris. Realizou estágio de pós-doutorado na Université du Québec à Rimouski (UQAR) e no Institut National de la Recherche Scientifique  (INRS) no Canadá em 2005. Desde 2009 atua como professor adjunto junto ao departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas pesquisas mais recentes tratam da história do trabalho e do lazer durante o colonialismo na África austral. 

* Valdemir Donizette Zamparoni (História - UFBA)
Doutor em História Social pela FFLCH-USP (1998) e Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa (2008-9). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduaçao em História e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, no Centro de Estudos Afro-Orientais, ambos da Universidade Federal da Bahia, Professor dos Mestrados em História da África e de Angola na Universidade Agostinho Neto (Angola) 2008/9; membro do conselho consultivo da Casa das Áfricas (São Paulo), ex-Co-editor da revista Afro-Asia (Salvador), Co.Coordenador Nacional do GT História da África da Associação Nacional de Professores Universitários de História. Ensina e orienta em nível de Mestrado e Doutorado, no Brasil e em Angola.Tem experiência na área de História, Antropologia, Teoria e Metodologia da Investigação, com ênfase em Estudos Africanos, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Moçambique, colonialismo, racismo, gênero e ideologia. 

* Vanicléia Silva Santos (História – UFMG)
Doutora em História pela FFLCH-USP (2008). Atualmente é Professora Adjunta de História da África da Universidade Federal de Minas Gerais, onde está ligada ao Departamento e Programa de Pós-graduação de História, ao Editorial de Resenhas da Revista Vária História e compõe o Conselho do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG). É pesquisadora associada do Groupe de Recherches sur les Noirs d'Amérique Latine (GRENAL) - França. Membro da diretoria da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Coordena o projeto de Mobilidade Acadêmica entre UFMG e Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. Integra a Coordenação Nacional do GT de História da África da ANPUH. Membro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para elaboração do IX Volume de História Geral da África. 



PESQUISADORES DE OUTROS PAÍSES:

* Alexander Keese - É doutor pela Universidade de Freiburg, Alemanha. Atuou como pesquisador em vários centros europeus especializados em estudos africanos, como o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (Portugal), a School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres (Inglaterra) e o Institute of Asian and African Studies (IAAW) da Humboldt University, de Berlim (Alemanha). Atua  como docente no Departamento de História Contemporânea na Universidade de Genebra, Suíça. Seus interesses principais relacionam-se ao colonialismo europeu em África, com particular atenção aos temas do trabalho forçado, a formação das elites africanas e ao impacto do colonialismo e do estado colonial em distintas sociedades da costa atlântica africana.

* Eduardo Felisberto Buanaissa (Filosofia - Universidade Pedagógica de Moçambique)
Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Mestrando em Desenho de Sistemas de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique e Universidade de Magdeburg desde 2012. Docente Estagiário na Universidade Pedagógica de Moçambique ,onde leciona as disciplinas de Filosofia da Educação, Filosofia Africana, Filosofia do Direito, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável e Métodos de Estudo e Investigação Cientifica. 

* Elikia Mbokolo (História e Ciências sociais – EHESS)
Historiador e Directeur d’Études na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, onde é membro do Centre d’Études Africaines (CEAF). Suas linhas de pesquisa e orientação dizem respeito a História da África Moderna e Contemporânea, com temas ligados às permanências e recorrências, rupturas e inovações, captações e reapropriações – em suas interações com as dinâmicas contemporâneas da África subsaariana. Entre outras publicações, destacam-se Afrique Noire: histoire et civilisations (Paris: Hatier) e Au coeur de l’ethnie: ethnies, tribalisme et etat en Afrique (Paris: La Découverte). 

* Jorge Fernando Jairoce (História – Universidade Pedagógica de Moçambique) 
Mestre em Educação/História pela Universidade Pedagógica de Moçambique e Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro fundador do Núcleo de Apoio a Governação na Universidade Pedagógica e docente na mesma Universidade. 

* Karin Barber (Antropologia – University of Birmingham)
Professora Titular do Department of African Studies and Anthropology, com estudos, orientações acadêmicas  e pesquisas dedicados sobretudo aos seguintes temas: cultura popular africana, religião e rituais africanos; práticas verbais, orais e escritas, sobretudo na área cultural Yoruba da Nigéria. Tem particular interesse por assuntos ligados ao teatro e literatura impressa. Foi preseidente do African Studies Association  do Reino Unido (2000-2002) e é editora do periodic  Africa, the journal of the International African Institute. Entre outras obras de sua autoria estão:  The Anthropology of Texts, Persons and Publics: Oral and Written Culture in Africa and Beyond (Cambridge University Press); The Generation of Plays: Yorùbá Popular Life in Theater ( Indiana University Press); Yorùbá Dùn ún So: A Beginners' Course in Yorùbá (Ibadan: New Horn Press); West African Popular Theatre (Indiana University Press). .

* Lito Nunes Fernandes (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné Bissau – CESE/INEP)
Doutor em Economia pela UFRGS e Mestre em Gestão Financeira pela  Universidad de Ciego de Avila (Cuba). Atua como pesquisador na área de  economia com ênfase na Integração Regional, Economia monetária financeira, relações internacionais , Economia da África subsaariana. Coordenador do Centro de Estudos Econômicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné Bissau – CESE/INEP e atua como docente na Universidade Colinas de Boé (Guiné Bissau). 

* Manzambi Vuvu Fernando (Universidade Agostinho Neto, Angola)
Doutor em antropologia Social e Cultural pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Atua na Direção Nacional de Museus de Angola, e como docente na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, com pesquisas a respeito do patrimônio museológico de Angola – sobretudo o Museu de Dundu. 

* Mohamed Nadir (História - Universidade de Coimbra) 
Doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com tese sobre “As Relações diplomáticas entre Portugal e Marrocos do Tratado de Paz (1774) ao Protectorado (1912)”.  Tradutor e intérprete de árabe. Investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Porto (CEAUP) 

* Paulo Fernando de Morais Farias (História - University of Birmingham)
Honorary Senior Research Fellow do Department of African Studies and Anthropology, com destacada atuação como pesquisador e orientador de teses e dissertações desde a década de 1970. Situa-se entre os mais respeitados africanistas da atualidade, com interpretação inovadora a respeito da formação histórica dos povos da África ocidental com base em documentação epigráfica (em árabe e em tifinagh) e nas crônicas de Timbuktu. Tem grande experiência no estudo de fontes escritas em mande, songhai, baatombu e yoruba, e suas pesquisas  dirigem-se preferencialmente aos povos tuareg e às relações sociais no reino de Borgu. Entre os livros publicados, estão: Arabic Medieval Inscriptions from the republico f Mali: epigraphy, chronicles, and Songhay-Tuareg History (Oxford University Press);  Heinrich Barth et l’Afrique (Cologne: Rudiger Koppe Verlag)  e, em co-autoria com Karin Barber, Self-assertion and brokerage: early cultural nationalism in West Africa (Birmingham University African Studies) e Discourse and its disguises: the interpretation of African oral texts (Birmingham University African Studies). 

* Roquinaldo Ferreira (História - Brown University) 
Doutor em História africana pela University Catolic of Los Angeles (UCLA) (2003). Leciona no Departamento de História e no Portuguese  and  Brazilian Studies Department. Sua área de especialização diz respeito a História da África e do Mundo Atlântico, com particular interesse em questões relacionadas com a escravidão e o tráfico atlântico, relações raciais em contextos coloniais, produções de ideologias raciais e movimentos abolicionistas. Entre suas obras, destacam-se   Cross-Cultural Exchange in the Atlantic World: Angola and Brazil during the Era of the Slave Trade (New York: Cambridge University Press); Dos Sertões ao Atlântico: tráfico ilegal de escravos e comércio lícito em Angola, 1830-1860 (Luanda: Kilombelombe).


Nenhum comentário:

Postar um comentário