O conflito no “centro do arquivo”, como sugere o enunciado que intitula o texto de Mamoussé Diagne, é uma preocupação latente do autor, que inicia sua argumentação com uma citação de Michel Foucault, presente na obra Arqueologia do Saber. O excerto explicita o apego que as sociedades ditas ocidentais e modernas remetem ao arquivo, compilando documentos como se estes fossem guardiões de uma verdade absoluta e atemporal.
CASTIANO, José. Sabedoria Tradicional e Educação Actual. In: Hountondji,P.J. O antigo e o moderno. A produção do saber na África contemporânea. Luanda,Angola,2012.
Neste capitulo o autor discute a inserção de um espaço de diálogo argumentativo entre o conhecimento local/tradicional e o moderno a partir do currículo das escolas moçambicanas. Para ele o currículo local não é só um espaço para a integração de ambos os tipos de conhecimento, valores e práticas, mas também um espaço para negociação, avaliação e validação de ambos.
Neste capitulo o autor discute a inserção de um espaço de diálogo argumentativo entre o conhecimento local/tradicional e o moderno a partir do currículo das escolas moçambicanas. Para ele o currículo local não é só um espaço para a integração de ambos os tipos de conhecimento, valores e práticas, mas também um espaço para negociação, avaliação e validação de ambos.
ZOUNMÉNOU, Marcellin Vidennagni. Conhecimento Indígena e Tradições Orais em Zulu (África do Sul) e Gun (Benim). In: Paulin Hountondji (Org.). O antigo e o moderno na África Contemporânea. Portugal: Pedago, 2012.
Na tradição africana a sabedoria, os costumes e até os códigos morais e de conduta são transmitidos de geração para geração por intermédio da oralidade. Sabe-se que, para o povo africano, em geral, como Lourenço do Rosário (1987, p.185) ressalta, “falar, dizer, contar ou cantar são atos que demonstram o amor pela palavra para além da sua função de comunicar”.
SARDAN, Jean-Pierre Olivier de. “Seniorité et citoynneté em Afrique
pré-coloniale”. Communications (Paris), vol. 59, 1994, pp. 119-136.
O objetivo do texto é discutir os modelos africanos tradicionais a
partir das noções ocidentais de cidadania, examinando as concepções
sociais da senioridade na África antes do período colonial. As
referências de análise foram extraídas das sociedades songhai e zarma,
de regiões do Mali e do Níger.
resenha de José Rivair Macedo
resenha de José Rivair Macedo
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